outubro 16, 2013

CAPELANIA ACEH SP

http://www.capelania.com/2008/capelania.html

Capelania
VisãImprimirE-mail
Ser um ministério que oferece o apoio espiritual, emocional e social, baseado na Palavra de Deus, aos enfermos, seus cuidadores e profissionais da saúde. Este trabalho é realizado através de voluntários evangélicos capacitados, tornando-se referência para igrejas, autoridades hospitalares e profissionais da saúde.
 
MissãoImprimirE-mail
Glorificar a Deus através de visitadores e capelães voluntários que agem a partir de uma estrutura de apoio orgânica e funcional levando o conforto e consolo da Palavra de Deus  ao enfermo, seus familiares e aos funcionários e profissionais da saúde, nos hospitais.
 
HistóricoImprimirE-mail
“Este ministério teve inicio em 1983, através da Capelã Missionária Eleny Vassão de Paula Aitken, que atuou como Capelã evangélica-titular do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de USP por 22 anos.
A partir das experiências aprendidas neste Hospital, foram elaborados os primeiros cursos de capelania, com o objetivo de equipar visitadores e capelães para a organização de capelanias em todos os hospitais do Brasil.
Hoje, mais de 130 hospitais em todo o território nacional e também em 13 países, contam com capelanias hospitalares evangélicas assessoradas pela ACEH – Associação de Capelanias Evangélica Hospitalar.”

 
O que faz um capelão?ImprimirE-mail
O capelão, integrante da equipe multidisciplinar de saúde, é uma pessoa capacitada e sensível às necessidades humanas, dispondo-se a dar ouvidos, confortar e encorajar, ajudando o enfermo a lutar pela vida com esperança em Deus e na medicina. Oferece aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto ao paciente e seus familiares, como aos profissionais da saúde. É importante elo com a comunidade local.

 
A NecessidadeImprimirE-mail
A enfermidade traz consigo o medo, a culpa e a desesperança, comprometendo a reação do paciente ao tratamento e também sua qualidade de vida. O Deus de toda consolação fortalece, traz propósito ao sofrimento e renova a esperança, seja para lutar pela vida como para aceitar a morte com dignidade. Ele demonstra o seu amor através de suas mãos.
 
Beneficios para o HospitalImprimirE-mail
Os hospitais que contam com este ministério são melhor conceituados por terem uma visão do cuidado integral ao paciente, seus familiares e profissionais da saúde.  Através do atendimento espiritual oferecido pela capelania, os pacientes engajam-se ao tratamento médico, aceitando melhor a hospitalização, enfrentando a enfermidade com mais esperança e força, tendo melhor qualidade de vida e um propósito para viver.
Equipe de Cuidados Paliativos do HSPE, onde a capelania participa da equipe multidisciplinar através de seus voluntários
 
AtividadesImprimirE-mail
Os visitadores e capelães voluntários trabalham nos hospitais diariamente, atuando em visitas de apoio solidário leito a leito, distribuição de literatura bíblica de consolo, distribuição de roupas, sapatos, leite fraldas e cestas básicas. Realizam acompanhamento pré e pós cirúrgico, aconselhamento bíblico, evangelização; realizam cultos voltados para pacientes, funcionários, profissionais da saúde. Ministram aulas e palestras em Faculdades de Medicina. Desenvolvem atividades manuais com artesanato com pacientes e mães e pais de crianças hospitalizadas; promovem e participam de corais, como o coral de médicos da capelania.



 

outubro 11, 2013

V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e do II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos.



  • 9 de outubro, às 18h15, no Auditório Amália Rodrigues do Enotel Resort de Porto de Galinhas, Pernambuco, acontece a cerimônia oficial de abertura do V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e do II Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos. Será uma cerimônia bonita, seguida de um coquetel com um show de músicas pernambucanas.


De 9 a 12 de outubro de 2013, o assunto será CUIDADOS PALIATIVOS PARA TODOS; AMPLIANDO A ASSISTÊNCIA E CONSTRUINDO REDES. Mais de 60 atividades, mais de 150 palestras, mais de 90 palestrantes de três continentes! Uma oportunidade única de fazer parte da comunidade que cresce no Brasil: a comunidade paliativista brasileira!


outubro 05, 2013







RETIRO ESPIRITUAL - CAPELANIA RJ 29 NOV a 01 DEZ 2013

    
RETIRO ESPIRITUAL 29 NOV a 01 DEZ 2013
l
Tema:" +VIDA - Deus pôs a eternidade no coração do homem" Ec 3.11
Local: Sítio das Águas - Itaboraí - RJ  www.sitiosdasaguasrj.com.br

custo hospedagem crianças periodo 29/11 a 01/12
0 a 05 anos - gratuito
6 a 11 anos - R$ 70,00

HÁ A POSSIBILIDADE EM PASSAR O DIA 30 NOV (sábado) 
R$ 32,00 por pessoa (incluindo o almoço). 0 a 5 anos não tem custo