dezembro 03, 2013

A eternidade de Deus e a finitude humana - Ec. 3:11

2a. Palestra - Retiro Espiritual +VIDA 

Preletor: Pr Henrique Araujo

A eternidade de Deus e a finitude humana (transcrição) 

Ec 3.1-11 → “Deus pôs a eternidade no coração do homem”.
Termo olam (eternidade ou duração). Proposta desta eternidade do texto, não é da eternidade na perspectiva neotestamentária de vida eterna. A perspectiva de eternidade antes do período interbiblico era um propósito mais de duração. Contrapor a duração, uma linha um pouco mais divina, em relação à finitude humana. O homem tem uma duração maior que um animal (linha de durabilidade maior).Então, ele pode ficar tranquilo, que as coisas vão acontecer no seu tempo, não se afobe. Há um tempo nesta linha de duração para acontecer cada uma dessas coisas. Tudo tem o seu tempo. Na linha de duração da vida do homem, há ocasiões de tempo surgirão para se discernir o que se deve fazer em cada momento.
A eternidade é ausência de tempo ou tempo sem fim? Depende da perspectiva, como regeneração (novo nascimento, entrada de Deus na vida do homem) e conversão (o homem virando em relação a Deus)
Natureza divina → Deus não é limitado ao tempo
Agostinho →Deus estaria num momento eterno, em que consegue ver presente, passado e futuro, ao mesmo tempo. Para ele o tempo é uma sucessão de momentos.
Presente – tempo que é, mas, não será para sempre
Passado – tempo que já não é mais
Futuro – tempo que ainda não é
Podemos trazer o presente ao nosso presente por meio da vista, o passado por meio da memória, o futuro, por meio da imaginação. Então, todos os tempos, podem estar presentes no presente.
Na perspectiva de Deus, ele consegue observar a nossa vida que passou agora, pode tocar em alguém que passou por um grande trauma e ministrar uma cura interior (mágoa). Deus pode levantar um profeta e trazer esclarecimentos sobre um tempo futuro, numa profecia preditiva.
Deus é atemporal, mas, age na intratemporalidade, age dentro do tempo.
Coisa criada → entende a eternidade como tempo sem fim, vamos passar desse século, para o século vindouro. Se temos uma dimensão espacial, estamos sujeitos a dimensão tempo.
Quando a eternidade entra no tempo?
Salomão foi um grande cientista (observador), acurado na visão. Lança uma tese central: TUDO PASSA. Tudo é vaidade, efêmero, transitório
Salomão tem um problema: vi que tudo passa, mas, estou olhando para o meu filho Roboão, que não transparece ter tanta sabedoria como eu tenho. Plantei, reguei e vai ter alguém que via ficar com tudo que eu produzi e não tem sabedoria para administrar o império que foi construído. Não aquiesce aos conselhos dos sábios e sim aos dos jovens para o seu discurso político. 10 tribos rompem, somente duas ficam ...
Ec 2. 18 → aflição de espírito, preocupação
Todas as coisas tem o seu tempo na linha da duração da vida. Aproveitar nesta linha de duração, as ocasiões dadas por Deus. O tempo é contrastado com a eternidade na perspectiva de momento, em relação à duração. O tempo é visto como momento que passa. Eternidade é vista, como uma duração prolongada. Existe um momento específico para realização de coisas na vida, na linha de duração da vida, porém por mais que o homem tenha o seu tempo de duração, Deus é maior.
Deus colocou o olam no coração humano, houve uma inserção do eterno, no temporal que convida a criação cronológica a atentar para os kairós de Deus
Kronos-olam →Deus dá uma duração de vida. Nessa duração vem o Kairós (tempo divino), a oportunidade. Na linha da eternidade, da duração de vida, um bocado de momentos Deus dá ocasiões de fazer (Seminário, ordenação pastoral, conversão de ente querido). São Kairós, no meio do kronos. O que fazer com isso?
Aparentemente, a nossa linha reta é o kronos (duração de tempo da nossa vida). Nesse kronos, vários momentos vão vir do kairós de Deus. Na linha do kronos, surgem oportunidade, ocasiões. Atentar para os kairós que vão fazer grande diferença na nossa vida
Se Deus é eterno, e é. E a criação é temporal, esteja atento aos prazos de validade (kairós de Deus).Deus nos dá tempo para fazer algumas coisas, ex: Seminário (O tempo no trabalho permite, o tempo em casa, para fazer naquele tempo, naquele momento). Há momentos na nossa vida que Deus abre janelas para retermos aquela oportunidade, naquele tempo, e deixamos o kairós de Deus passar ...
Na confluência entre kronos e kairós, não perca o prazo de validade. Deus nos dá um período de tempo em que devemos dizer SIM, porque depois vamos querer fazer e não vai poder fazer, porque o tempo não volta.
Deus traz momentos na nossa vida. Há prazos determinados por Deus para fazermos algumas coisas na vida. Que não deixemos passar esses prazos que Deus nos dá para fazermos algumas coisas, de 3 formas:
1ª Atente para o prazo de validade, sendo fiel ao prazo dado por Deus
•Nm 25. 6 -11 → Moisés recalcitrou, Finéias fez a vontade de Deus, zelou o zelo de Deus, tempo de uma açõa executa a ação ordenada por Deus, • Gn. 19.26 → Ló tinha que sair imediatamente, • Js. 13.1 → Josué não conquista a terra no período em que era para conquistar,• Jz 19 → levita proclastinador, 65 mil pessoas morrem por sua causa, guerra civil.
Há um tempo para fazermos algumas obras, algumas coisas que o Senhor colocou em nossas mãos, que precisamos cumprir em tempos determinados dados por Deus. Ter atenção às coisas que é para fazer em determinado tempo e lugar.Ouvir a voz de Deus para discernir tempo e momento.
Requer dispenseiro → 2 Co 4.2 → O dispenseiro é o que tem a chave da dispensa, tem a chave da comida, pega a comida e a apresenta à pessoa que irá ingerir o alimento. Espera-se fidelidade do dispenseiro em abrir a porta no tempo certo, apresentar o alimento certo, prazo de validade correto.Estar atento ao tempo de Deus, ao prazo de validade, entendendo que o nosso tempo também muda, em 9 meses o conhecimento é considerado obsoleto. Não ficar puxando termos arcaicos “no meu tempo” .... Atentar para as coisas novas de Deus para a nossa época. Não dá comida com prazo de validade estragada (tempo passado). Buscar o que é de Deus para aquele tempo quando transmitimos as coisas para as pessoas, porque Deus tem coisas novas a cada dia, a cada instante. Deus tem na sua palavra mistérios ocultos, profundos para descobrirmos, entendermos o nosso tempo, buscarmos o que Deus quer para este povo hoje, de que maneira Deus quer que conduzamos este povo rumo ao seu propósito. Mas, precisamos entender, que ao kairós de Deus para este tempo em que ele reservou para você (2013, no Brasil). Tem algo de Deus para nossa vida no lugar que estamos neste tempo mas, precisamos entender o que Deus quer para este tempo através da nossa vida para abençoar o lugar que estamos
Agostinho → “O tempo nunca pede um tempo”. O tempo passa. Entender o que Deus quer neste tempo, sendo fiel ao prazo dado por Deus. Aproveitar a vida buscando de Deus o que ele tem para nós neste tempo, mergulhado com toda intensidade, no tempo presente.
2ª Atente para o prazo de validade fazendo as coisas no tempo certo
Fazer dentro do tempo estabelecido por Deus e ENTENDER qual é o período certo. Há um tempo para todas as coisas. Há tempo de calar, e tempo de falar, tempo de saber o que, e tempo de como fazer.
O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA É O QUE DEUS QUERIA QUE VOCÊ ESTIVESSE FAZENDO NESSE MOMENTO? Se NÃO, podemos redimensionar nossas vidas, tomar ATITUDES. Pensamos que são respostas que resolvem os problemas, mas, não são respostas, são atitudes que resolvem os problemas.
“Não é o que as pessoas fazem com você que determina o que você é, mas, o que determina o que você é, é o que você faz com aquilo que as pessoas fazem com você”. Sartre
Que atitudes vamos tomar? Esta é a questão que vai determinar nossas vidas
Apenas 1/3 do mundo comemora o ano- novo na nossa data. O ano-novo não precisa começar em 1 de janeiro, pode começar hoje, de estar no lugar que Deus quer, fazendo o que Deus quer, porque o que estou fazendo hoje é deslocado da vontade de Deus
Ester – recalcitrante em ajudar os judeus. Mardoqueu (indo embora) → “Quem sabe se não foi para tempo tal como este que chegaste a este reino”? Não responde ... Pensa ...
Ec. 8.5 – O coração do sábio discernirá o tempo e o modo, porque para todo propósito existe um tempo e um modo. As coisas de Deus não devem só ser feitas no tempo de Deus, mas, devem ser feitas no modo de Deus
George Muller quando não sabia o que fazer, deixava o coração neutro por umas 3 semanas, orando, pedindo a Deus: exima-me da minha vontade, e quando sentia que estava neutro, falava: Pai, agora coloca a Tua vontade em mim, p/ q/ eu discirna o que fazer
VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE DEUS GOSTARIA QUE ESTIVESSE FAZENDO NESTE MOMENTO?
Jesus e a cura → o Espírito de Deus estava sobre Jesus. Porque Jesus curou a todos e nós, mesmo cheios do Espírito Santo em algumas ocasiões não conseguimos curar a todos?
Teoria ( Pr. Henrique) → Jesus sempre andava no tempo e no modo de Deus, no tempo perfeito de Deus, e por isso curou a todos. Na cura, existe a vontade do Pai, o tempo e o propósito de Deus. Jesus vivia em perfeita sintonia com o Pai. Sabia o tempo e o momento perfeito em ir. Jesus chega no tempo e modo perfeito. O poder de Deus se manifestava para a cura porque ele sempre estava ciente do propósito perfeito do Pai. O tempo era o tempo da cura naquela vida. Jo 9 (cego de nascença- manifestação das obras de Deus). Jesus sempre caminhava no tempo. Desejamos a cura, mas, nem sempre sabemos o tempo e o propósito de Deus. Devemos orar pela cura, mas, às vezes não é o tempo/propósito de Deus naquele momento.
Mt.8.29 (gadareno) “Vieste nos atormentar antes do tempo”? Não era antes do tempo, era no tempo perfeito
“Se eu for curado, os irmãos verão a glória de Deus, e seu eu não for curado, eu verei a glória de Deus”. Mauro Israel (falecido há 10 anos). Viveu vitoriosamente com Cristo.
Aqueles que gastam mal o seu tempo, são os primeiros a queixar-se de sua brevidade. Tem muita gente que deixa o tempo passar O tempo está diante de si, e muitas vezes se diz: não dá tempo, não dá tempo, não dá tempo... Não reclame do tempo. Nunca diga: não tenho tempo, mas, diga: não soube me organizar direito com o tempo que Deus me deu
3ª Atente para o prazo de validade, aguardando pacientemente o cumprimento da promessa
No tempo perfeito o Messias chega. Na linha de duração de tempo, o kairós de Deus vai se manifestar.
“Muitos dos fracassos da vida acontecem porque as pessoas não perceberam quão próximas estavam do sucesso no momento em que desistiram”. Thomas Edson
NÃO DESISTA! Se Deus prometeu, e ele disse que na linha do kronos vai acontecer, no kairós, no tempo de Deus, a ocasião de Deus virá. Quando ela vir, segure!A oportunidade chegará.
Não procure alguém para você casar, a pessoa que você procura está no caminho de Deus. Ande no caminho de Deus. No caminho, você vai encontrar a pessoa. Não procure a pessoa, vá no caminho, a pessoa está no caminho. Continue no caminho. O que você procura está no caminho.No caminho do kronos, virão os kairós de Deus, mas, não o deixe passar.
Kairós do casamento, kairós da cultura, kairós de família, vários kairós de Deus
Conclusão:
Salomão para, pensa e diz: depende do Senhor
“A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã, alguma coisa que não é possível de ser feita hoje, é fazer aquilo que poder ser feito hoje. Mas, se eu não fizer hoje, o que hoje pode ser feito, e tentar fazer hoje o que hoje não poder ser feito, dificilmente, eu faço amanhã o que hoje, também, não pude fazer”. Paulo Freire
“O tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam. Muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno”. William S.
Tilich – No amor não há decisões erradas, quando a decisão é feita em amor.
Não sabe o que fazer, ame, ame a Deus e ao próximo.Você vai encontrar o que fazer, você vai saber o que fazer. Está em dúvidas do que fazer, ame a Deus de todo o coração, você vai ter o esclarecimento de Deus. Você saberá o que fazer. Mas, nesta linha do tempo, não se afobe, mas também, não deixe a oportunidade passar. Esteja atento ao que é para você fazer e retenha a oportunidade no tempo de Deus, em nome de Jesus!
Pai bendito, a Escritura declara que o Senhor colocou a eternidade no coração do homem.Nós te louvamos porque Tu plantas tantas coisas em nós, em nosso coração. Faz-nos a tua imagem e semelhança. Mas, muitas vezes nos dilemas da vida agimos com insensatez deixando as oportunidades (kairós) seus passarem sobre as nossas vidas, e não retemos aquelas oportunidades.
Queremos lhe pedir Pai, que neste kronos na linha de tempo de cada um, que as ocasiões e oportunidades que tem dado, que o Senhor traga também discernimento, sabedoria e entendimento, para saber o que fazer em cada tempo e em que tempo fazer aquilo que delegaste para que cada um fizesse.
Se alguém de alguma maneira tem se sentido deslocado, Pai, fora de estar fazendo aquilo que era para fazer neste tempo. Nós queremos lhe pedir Pai, traz luzes, traz entendimento, para que essa pessoa refletindo, buscando orientação Tua reinicie o seu ano hoje, tome a atitude que dela o Senhor espera, para estar reencaixando-se na ocasião, na oportunidade, naquilo que queres que essa pessoa faça neste tempo hoje, Pai. Faz tua vontade em nós, e te daremos a honra a glória e o louvor, em nome de Jesus, Amém!
Jesus plano melhor, nunca chega atrasado / Sua hora é perfeita, sua maneira a mais linda Seja feita a Tua vontade, eu só quero a sua vontade / Assim na terra, como nos céus
Acontecerá, o tempo certo se concretizará em sua vida, acalma mais um pouco, porque Deus vai concretizar aquilo que prometeu, em nome de Jesus!



A ETERNIDADE REFLETIDA ATRAVÉS DA GRAÇA DIVINA Ec. 3:11

PRIMEIRO RETIRO ESPIRITUAL +VIDA
"...Deus pôs a eternidade no coração do homem..."  Ec. 3:11

A ETERNIDADE REFLETIDA ATRAVÉS DA GRAÇA DIVINA (transcrição)
1a. PALESTRA: Pr Neander kraul 

Ponto de partida: Ec.3.11
Paradoxo: Salomão começou bem e terminou mal. Dificuldades de compreender uma série de elementos da realidade da vida. Reflete sobre a questão do tempo.
Luciano Lopes (primeiro cristão a se envolver na política e educação no Brasil). Recitava um poema de Laurindo Rabelo: O tempo. “A conta e o tempo. Fazer conta do tempo e não ter tempo para fazer conta”.
Ec 3.11 → dois extremos do tempo: principio e fim
Bíblia: dois livros que começam com a expressão “no princípio”. Gênesis (AT) João (NT)
Cuidado de Deus no apontar dos pontos de referência.
Físico inglês (atrofiado) → teoria do Big Ben (Uma breve história do tempo). Universo como fruto de uma grande explosão. Teve um início ... Abortaria a noção criacionista.
Êxodo 20 → Dez mandamentos → 3 primeiros dizem respeito ao ETERNO (DEUS)
1º mandamento: Testemunho da Singularidade de Deus
2º mandamento: Testemunho da Incomparabilidade de Deus
3º mandamento: Testemunho da Santidade de Deus
4º mandamento: Deus não fala de um dia, e sim de 1 ciclo de dias, do tempo.
O TEMPO É SANTO. Estamos limitados e circunscritos pelo tempo. Deus nos pedirá conta do tempo.
5º ao 10º mandamento → referências vinculadas ao ser humano
Elemento que distingue o eterno do temporal, o humano do divino: O TEMPOO tempo não afeta em nada a Deus, só a nós. “O tempo nos faz humanos”. (Pr. Neader) O que nos governa de alguma maneira é o tempo. O tempo que nos faz ficar velhos. O tempo é irrecuperável. O tempo perdido não se recupera. Podemos fazer tardiamente o que era para ter sido feito antes, se Deus der chance.
HERÁCLITO →” Não é o mesmo rio que passa debaixo de uma ponte duas vezes, é um rio diferente, a água é outra ..”
Lidamos com uma grandeza que não paramos para refletir em profundidade. A Biblia é rica e plena de expressões sobre o tempo ... Enquanto vivermos, façamos o bem a todos
O tempo é uma determinante e Deus está fora dele. Para Deus 1 dia é como 1000 anos. Para nós, a vida passa como um breve pensamento ...
Num dado momento/ponto da eternidade, na “plenitude da eternidade”, Deus criou o tempo (grandeza que nos limita) e o ser humano. O pecado muda a história do tempo. O tempo sem o pecado seria diferente do tempo com o pecado (como é hoje). Deus conversava com Adão e Eva, na viração do dia (contato direto com o homem). Entrava no tempo de uma maneira diferente. Com o pecado entrando no mundo, Deus foi expulso do tempo.
Gl 4.1-7 → Na plenitude do tempo, Deus entra no tempo, na história e entra com um propósito. Nova entrada de Deus no tempo. Mesmo no mundo do pecado, Deus conduz a história. Momento propício (mundo todo) → Governo político, acessos disponíveis, língua e cultura que predominam, Deus então, resolve entrar no tempo.
SALVAÇÃO → reentrada de Deus no tempo para agir de maneira IMPRESSIONANTEMENTE bela. Deus faz um novo principio (João), não da eternidade para o tempo, mas, do tempo para a eternidade. Mão inversa. Mergulha no tempo, na pessoa de Cristo, para do tempo ter uma saída eterna (VIDA ETERNA). Grande engenharia espiritual. Sair da história, vencendo a morte, para entrar na eternidade. Garantir novamente o acesso que teríamos originalmente (VIDA PLENA).
GRAÇA→ pode ser apropriada em 3 dimensões:
1ª Graça comum → o sol nasce sob justo e injustos, a beleza do planeta e usufruida por pagãos e crentes, a chuva abençoa a toda humanidade. Rm 1 → Testemunho que Deus existe, é real, presente, criou o mundo e continua a sustentá-lo. Os homens são indesculpáveis, a natureza é um testemunho da bondade de Deus.
2ª Graça salvífica (Tito 11.15 → Apresenta em Cristo, o presente precioso de Deus, que opera no coração do ser humano, uma obra de tamanha grandeza, que é capaz de permitir a reentrada na eternidade, como Deus queria originalmente. Dimensão fantástica. Salva da condenação eterna. Traz para perto de Deus novamente. Torna-nos amigos de Deus. Alinha-nos com Sua vontade. A Igreja tem se contentado com a salvação, Mas, Deus nos convoca para a perfeição. Reconstruir a comunhão perfeita e radical com Ele, dentro do padrão original de toda obra. Lamentavelmente a nossa atenção não tem se voltado para a dimensão educativa da graça. Não temos lançado mão da graça que educa. A Igreja se assemelha mais ao mundo. Secularização invade a igreja
Kirkiegaard → “Ou a igreja discípula o mundo, ou o mundo discípula a igreja”. Hoje: Discipulado do mundo sobre a igreja.
A Igreja estacionou na graça salvífica. Não parou para refletir que existe uma 3ª e maravilhosa dimensão da graça que educa para o grande desafio: SER PERFEITO.
Deus nunca nos pediria alguma coisa para a qual ele não nos desse o meio. Ele é justo. Nos concede dom espiritual que é sobrenatural, pois sabe que somos falhos e incapazes, para executarmos a obra Dele a contento. É do Espírito, mas, podemos usá-lo.
Expectativa: objetivo → chegar nesse 3º patamar de apropriação da graça, que educa, que vem sobre nós, vai burilando a nossa vida e coração e vai nos conformando com o que Jesus chamou de perfeição (plenitude)
3ª Graça educativa → A graça nos educa para que a gente possa renegando as paixões mundanas e a impiedade viver no presente século, sensata, justa e piedosamente. É possível isso! Com a dimensão alegre da esperança que a redenção se completa em plenitude na manifestação dessa graça quando novamente se sentar diretamente, não com a intermediação de Jesus, mas, entrarmos diretamente na presença de Deus Pai no mesmo diálogo que Adão tinha antes do pecado. A Expectativa é que sejamos apresentados a Deus perfeitos. Vamos ser levados até lá ...
Hb 6.11 → Deixemos-nos levar para aquilo que é perfeito
Deixe-se levar. Não atrapalhe a obra de Deus na sua vida. Deus quer conduzir.
Mt 5. 48 Sejam perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Qual a dimensão da vontade de Deus da eternidade para nós. IDÉIA DE PERFEIÇÃO.
Como aquilatar em plenitude como seria o ser humano perfeito na dimensão do tempo? Como seria o homem sob a face da terra sem pecado?
Deus promete recriar todas as coisas pela sua graça. Fazer tudo novo. Destruir tudo o que tem a marca do pecado e nos colocar novamente no status originalmente.
Estamos vendendo um evangelho extremamente muito barato (graça barata)
Operação da graça educativa:
ESAÚ E JACÓ → Só 1 elemento distingue Esáu de Jacó (eram “farinha do mesmo saco”). Mas, Jacó era obediente. Isaque e Rebeca tinham dado instruções aos filhos: não se casem com etéias. Esaú se casa com duas. Jacó foi orientado pelos pais a fazer diferente: ir na parentela para tomar como esposa alguém que conhecesse o Deus de Israel. JACÓ OBEDECE. A marca de Esaú é tão forte, que quando Jacó sai em obediência, ele desobedece mais uma vez, toma mais uma mulher como esposa (descendente de Ismael), peca mais uma vez, é rebelde. Jacó teve uma jornada de obediência de 20 anos. Talvez não soubesse o poder da graça que educa para que vivamos sábia, justa e piedosamente no presente século. A graça é contemporânea (lei espiritual). Sempre responderá as demandas do tempo. Não podemos alegar para Deus que o tempo mudou. Ela se ajusta ao tempo como resposta ao tempo. Jacó obedece e na ida teve o primeiro encontro de entrada (Betel) . Percebe Deus ... Continua a jornada. Trabalha 2 ciclos de 7 anos pela mulher que queria. 6 anos de trabalho pelo rebanho e riqueza. A graça divina estava trabalhando no caráter de Jacó. Até que Deus chega para ele e diz: Jacó, Jacozinho, meu filho: a graça educativa operou em você, está na hora de você sair daí, volta para tua terra. Jacó saí e Deus promove um encontro de saída: PENIEL.
Seminaristas terão um Peniel (mais duro que Betel). Se Betel tem uma escada, Peniel tem uma marca dolorosa. Prepare-se para ela. Mas, ela é boa. Muda tudo.
Jacó diz: Eu vi Deus face a face e permaneço vivo. O Deus que me fez perfeito, porque trabalhou o meu caráter. Essa graça opera na nossa vida de maneira preciosa, parece que massacra o coração, mas, numa dimensão muito amorosa...
Jacó não retrocedeu. Entrou na dimensão educativa da graça e foi até o final!
Hb 11.21 → JACÓ , Depois de abençoar toda a família, profetiza sobre Judá. Na historia ele vê a eternidade. A graça educativa agiu em plenitude. Com os olhos do tempo, temos o imperfeito. Mas, aos olhos de Deus, o perfeito. Conheceu o Deus de Isaque, seu pai. Percebe a presença real dele, foi capaz de vê-lo, teve um encontro pessoal e magistral. No caráter não tem mais nenhuma mancha que impeça o seu encontro e o sentar-se com Deus. Tem o seu epitáfio colocado. O Jacó frágil, agora é forte. O Jacó velho, agora é perfeito. O Jacó que era auto-suficente, agora é totalmente dependente.
Devemos ter um deslumbre da graça que educa, que Deus derrama sobre todos nós, pela qual ele usa nosso irmão para refletir a figura de Cristo diante de nós. “O Cristo do meu irmão é mais forte que o Cristo em mim”. (Bonhoeffer) quando olhamos para o irmão e vemos o que Deus está fazendo.
Que a gente simplesmente não atrapalhe, deixemos o Senhor conduzir. Ele tem projetos e planos para a sua vida. Você talvez não entenda tudo em plenitude agora. Porque que eu vim parar aqui? A graça educativa educa, mexe na nossa sensibilidade, valores, certezas, transformando as certezas em incertezas, mas, quebrando tantas outras incertezas e colocando certezas em nosso coração. Somos Dele, pertencemos a ele, e por isso Ele nos educa.