dezembro 03, 2013

A ETERNIDADE REFLETIDA ATRAVÉS DA GRAÇA DIVINA Ec. 3:11

PRIMEIRO RETIRO ESPIRITUAL +VIDA
"...Deus pôs a eternidade no coração do homem..."  Ec. 3:11

A ETERNIDADE REFLETIDA ATRAVÉS DA GRAÇA DIVINA (transcrição)
1a. PALESTRA: Pr Neander kraul 

Ponto de partida: Ec.3.11
Paradoxo: Salomão começou bem e terminou mal. Dificuldades de compreender uma série de elementos da realidade da vida. Reflete sobre a questão do tempo.
Luciano Lopes (primeiro cristão a se envolver na política e educação no Brasil). Recitava um poema de Laurindo Rabelo: O tempo. “A conta e o tempo. Fazer conta do tempo e não ter tempo para fazer conta”.
Ec 3.11 → dois extremos do tempo: principio e fim
Bíblia: dois livros que começam com a expressão “no princípio”. Gênesis (AT) João (NT)
Cuidado de Deus no apontar dos pontos de referência.
Físico inglês (atrofiado) → teoria do Big Ben (Uma breve história do tempo). Universo como fruto de uma grande explosão. Teve um início ... Abortaria a noção criacionista.
Êxodo 20 → Dez mandamentos → 3 primeiros dizem respeito ao ETERNO (DEUS)
1º mandamento: Testemunho da Singularidade de Deus
2º mandamento: Testemunho da Incomparabilidade de Deus
3º mandamento: Testemunho da Santidade de Deus
4º mandamento: Deus não fala de um dia, e sim de 1 ciclo de dias, do tempo.
O TEMPO É SANTO. Estamos limitados e circunscritos pelo tempo. Deus nos pedirá conta do tempo.
5º ao 10º mandamento → referências vinculadas ao ser humano
Elemento que distingue o eterno do temporal, o humano do divino: O TEMPOO tempo não afeta em nada a Deus, só a nós. “O tempo nos faz humanos”. (Pr. Neader) O que nos governa de alguma maneira é o tempo. O tempo que nos faz ficar velhos. O tempo é irrecuperável. O tempo perdido não se recupera. Podemos fazer tardiamente o que era para ter sido feito antes, se Deus der chance.
HERÁCLITO →” Não é o mesmo rio que passa debaixo de uma ponte duas vezes, é um rio diferente, a água é outra ..”
Lidamos com uma grandeza que não paramos para refletir em profundidade. A Biblia é rica e plena de expressões sobre o tempo ... Enquanto vivermos, façamos o bem a todos
O tempo é uma determinante e Deus está fora dele. Para Deus 1 dia é como 1000 anos. Para nós, a vida passa como um breve pensamento ...
Num dado momento/ponto da eternidade, na “plenitude da eternidade”, Deus criou o tempo (grandeza que nos limita) e o ser humano. O pecado muda a história do tempo. O tempo sem o pecado seria diferente do tempo com o pecado (como é hoje). Deus conversava com Adão e Eva, na viração do dia (contato direto com o homem). Entrava no tempo de uma maneira diferente. Com o pecado entrando no mundo, Deus foi expulso do tempo.
Gl 4.1-7 → Na plenitude do tempo, Deus entra no tempo, na história e entra com um propósito. Nova entrada de Deus no tempo. Mesmo no mundo do pecado, Deus conduz a história. Momento propício (mundo todo) → Governo político, acessos disponíveis, língua e cultura que predominam, Deus então, resolve entrar no tempo.
SALVAÇÃO → reentrada de Deus no tempo para agir de maneira IMPRESSIONANTEMENTE bela. Deus faz um novo principio (João), não da eternidade para o tempo, mas, do tempo para a eternidade. Mão inversa. Mergulha no tempo, na pessoa de Cristo, para do tempo ter uma saída eterna (VIDA ETERNA). Grande engenharia espiritual. Sair da história, vencendo a morte, para entrar na eternidade. Garantir novamente o acesso que teríamos originalmente (VIDA PLENA).
GRAÇA→ pode ser apropriada em 3 dimensões:
1ª Graça comum → o sol nasce sob justo e injustos, a beleza do planeta e usufruida por pagãos e crentes, a chuva abençoa a toda humanidade. Rm 1 → Testemunho que Deus existe, é real, presente, criou o mundo e continua a sustentá-lo. Os homens são indesculpáveis, a natureza é um testemunho da bondade de Deus.
2ª Graça salvífica (Tito 11.15 → Apresenta em Cristo, o presente precioso de Deus, que opera no coração do ser humano, uma obra de tamanha grandeza, que é capaz de permitir a reentrada na eternidade, como Deus queria originalmente. Dimensão fantástica. Salva da condenação eterna. Traz para perto de Deus novamente. Torna-nos amigos de Deus. Alinha-nos com Sua vontade. A Igreja tem se contentado com a salvação, Mas, Deus nos convoca para a perfeição. Reconstruir a comunhão perfeita e radical com Ele, dentro do padrão original de toda obra. Lamentavelmente a nossa atenção não tem se voltado para a dimensão educativa da graça. Não temos lançado mão da graça que educa. A Igreja se assemelha mais ao mundo. Secularização invade a igreja
Kirkiegaard → “Ou a igreja discípula o mundo, ou o mundo discípula a igreja”. Hoje: Discipulado do mundo sobre a igreja.
A Igreja estacionou na graça salvífica. Não parou para refletir que existe uma 3ª e maravilhosa dimensão da graça que educa para o grande desafio: SER PERFEITO.
Deus nunca nos pediria alguma coisa para a qual ele não nos desse o meio. Ele é justo. Nos concede dom espiritual que é sobrenatural, pois sabe que somos falhos e incapazes, para executarmos a obra Dele a contento. É do Espírito, mas, podemos usá-lo.
Expectativa: objetivo → chegar nesse 3º patamar de apropriação da graça, que educa, que vem sobre nós, vai burilando a nossa vida e coração e vai nos conformando com o que Jesus chamou de perfeição (plenitude)
3ª Graça educativa → A graça nos educa para que a gente possa renegando as paixões mundanas e a impiedade viver no presente século, sensata, justa e piedosamente. É possível isso! Com a dimensão alegre da esperança que a redenção se completa em plenitude na manifestação dessa graça quando novamente se sentar diretamente, não com a intermediação de Jesus, mas, entrarmos diretamente na presença de Deus Pai no mesmo diálogo que Adão tinha antes do pecado. A Expectativa é que sejamos apresentados a Deus perfeitos. Vamos ser levados até lá ...
Hb 6.11 → Deixemos-nos levar para aquilo que é perfeito
Deixe-se levar. Não atrapalhe a obra de Deus na sua vida. Deus quer conduzir.
Mt 5. 48 Sejam perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Qual a dimensão da vontade de Deus da eternidade para nós. IDÉIA DE PERFEIÇÃO.
Como aquilatar em plenitude como seria o ser humano perfeito na dimensão do tempo? Como seria o homem sob a face da terra sem pecado?
Deus promete recriar todas as coisas pela sua graça. Fazer tudo novo. Destruir tudo o que tem a marca do pecado e nos colocar novamente no status originalmente.
Estamos vendendo um evangelho extremamente muito barato (graça barata)
Operação da graça educativa:
ESAÚ E JACÓ → Só 1 elemento distingue Esáu de Jacó (eram “farinha do mesmo saco”). Mas, Jacó era obediente. Isaque e Rebeca tinham dado instruções aos filhos: não se casem com etéias. Esaú se casa com duas. Jacó foi orientado pelos pais a fazer diferente: ir na parentela para tomar como esposa alguém que conhecesse o Deus de Israel. JACÓ OBEDECE. A marca de Esaú é tão forte, que quando Jacó sai em obediência, ele desobedece mais uma vez, toma mais uma mulher como esposa (descendente de Ismael), peca mais uma vez, é rebelde. Jacó teve uma jornada de obediência de 20 anos. Talvez não soubesse o poder da graça que educa para que vivamos sábia, justa e piedosamente no presente século. A graça é contemporânea (lei espiritual). Sempre responderá as demandas do tempo. Não podemos alegar para Deus que o tempo mudou. Ela se ajusta ao tempo como resposta ao tempo. Jacó obedece e na ida teve o primeiro encontro de entrada (Betel) . Percebe Deus ... Continua a jornada. Trabalha 2 ciclos de 7 anos pela mulher que queria. 6 anos de trabalho pelo rebanho e riqueza. A graça divina estava trabalhando no caráter de Jacó. Até que Deus chega para ele e diz: Jacó, Jacozinho, meu filho: a graça educativa operou em você, está na hora de você sair daí, volta para tua terra. Jacó saí e Deus promove um encontro de saída: PENIEL.
Seminaristas terão um Peniel (mais duro que Betel). Se Betel tem uma escada, Peniel tem uma marca dolorosa. Prepare-se para ela. Mas, ela é boa. Muda tudo.
Jacó diz: Eu vi Deus face a face e permaneço vivo. O Deus que me fez perfeito, porque trabalhou o meu caráter. Essa graça opera na nossa vida de maneira preciosa, parece que massacra o coração, mas, numa dimensão muito amorosa...
Jacó não retrocedeu. Entrou na dimensão educativa da graça e foi até o final!
Hb 11.21 → JACÓ , Depois de abençoar toda a família, profetiza sobre Judá. Na historia ele vê a eternidade. A graça educativa agiu em plenitude. Com os olhos do tempo, temos o imperfeito. Mas, aos olhos de Deus, o perfeito. Conheceu o Deus de Isaque, seu pai. Percebe a presença real dele, foi capaz de vê-lo, teve um encontro pessoal e magistral. No caráter não tem mais nenhuma mancha que impeça o seu encontro e o sentar-se com Deus. Tem o seu epitáfio colocado. O Jacó frágil, agora é forte. O Jacó velho, agora é perfeito. O Jacó que era auto-suficente, agora é totalmente dependente.
Devemos ter um deslumbre da graça que educa, que Deus derrama sobre todos nós, pela qual ele usa nosso irmão para refletir a figura de Cristo diante de nós. “O Cristo do meu irmão é mais forte que o Cristo em mim”. (Bonhoeffer) quando olhamos para o irmão e vemos o que Deus está fazendo.
Que a gente simplesmente não atrapalhe, deixemos o Senhor conduzir. Ele tem projetos e planos para a sua vida. Você talvez não entenda tudo em plenitude agora. Porque que eu vim parar aqui? A graça educativa educa, mexe na nossa sensibilidade, valores, certezas, transformando as certezas em incertezas, mas, quebrando tantas outras incertezas e colocando certezas em nosso coração. Somos Dele, pertencemos a ele, e por isso Ele nos educa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário