setembro 13, 2013

CAPELANIA RJ CAHERJ APRESENTAÇÃO

CAHERJ - Apresentação


     A CAHERJ (Capelania Hospitalar Evangélica do Rio de Janeiro) é uma Associação interdenominacional, sem fins lucrativos, que tem como finalidade implantar Capelania em Hospitais onde o trabalho não é realizado e dar suporte a Capelanias já existentes que necessitem de apoio. Para isso a CAHERJ trabalha com parcerias e tem entre os seus parceiros a Sociedade Bíblica do Brasil, UCB Brasil e o Centro de Estudos do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro.

     A CAHERJ atua no Rio de Janeiro representando a ACEH (Associação de Capelania Evangélica Hospitalar), presidida pela Capelã Eleny Vassão (SP), que tem uma atuação abrangente em todo país, conseguindo hoje atuar em todos os estados do Brasil e em mais outros treze países.

 

Visão Geral

1) Conceito de Saúde (OMS):

     Historicamente (1947), definiu-se saúde como “o estado de mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade”.  Para alguns, tal conceito persiste até hoje. Contudo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ampliou este conceito, definindo saúde como, “o estado de mais completo bem-estar físico, mental, social e espiritual e não apenas a ausência da doença”.

Visão Geral – O que é?
     Capelania é o serviço responsável pelos cuidados espirituais. É um trabalho humanitário de solidariedade, uma tênue luz de esperança, conforto e ajuda no lidar com a enfermidade e no encorajamento ao tratamento médico indicado. Através da Capelania tem-se a oportunidade de descobrir meios de auxiliar pessoas que estão com problemas, a enfrentar séria e realisticamente as suas frustrações, medos e desapontamentos. 
A Capelania tem como missão atuar através de voluntários capacitados que levam amor, conforto e esperança aos atendidos, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.


Tripé de atuação

a) Hospitais: Parceria com a Associação Batista Norte para treinamento de membros das igrejas filiadas com a finalidade de ampliar o número de Hospitais atendidos na Zona Norte do Rio de Janeiro.

b) Igrejas: Oferecer treinamento aos membros das Igrejas filiadas a Associação Batista Norte para atendimento domiciliar a pessoas enfermas de suas comunidades e encaminhamento de visitas a serem realizadas após a alta de pacientes dos hospitais às igrejas próximas de suas residências.

c) Institucional: Elaboração e execução de projetos em parceria com a Associação Batista Norte que visem a Saúde Integral dos indivíduos das Comunidades nas quais as igrejas filiadas estão inseridas e realização de simpósios, cursos, seminários e congressos para divulgação do ministério de Capelania e integração das atividades já existentes sendo executas pelas igrejas filiadas.

         Originalmente, a Capelania era feita como parte da Caridade, hoje é DIREITO. No contexto atual, a Caridade foi substituída pelo Direito, dentro de um processo mais amplo no qual até mesmo a Assistência Social passou a ser reconfigurada como parte do Direito do Homem e do Cidadão, à Dignidade, Autonomia e Liberdade, diante do Estado, das Instituições e da Sociedade de uma maneira mais ampla.

facebookCAPELANIA-EVANGÉLICA-DO-RJ-CAHERJ
   Twitter@CapelaniaRJ
     E-mailacaherj@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário